Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

DESTRUIÇÃO DE ARMAMENTO - SSFPC / 3ª Região Militar

Porto Alegre, RS - O Comando da 3ª Região Militar, por intermédio do 3° Batalhão de Suprimento, realizou, no dia 19 de setembro, a destruição de 17.710 mil armas de fogo, entre longas, curtas, réplicas e simulacros e 7.197 mil armas brancas encaminhadas pelos diversos Órgãos de Segurança Pública do Estado. A destruição do armamento é uma das contribuições do Exército Brasileiro para a segurança da sociedade, nos termos expressos no art. 25, da Lei nº 10.826/03.

O 3° B Sup é a única Organização Militar no Estado do Rio Grande do Sul, com a responsabilidade de receber produtos controlados para custódia ou destruição e desde 2003, com a criação do Estatuto do Desarmamento, foram destruídas, aproximadamente, 240 mil armas de diferentes tamanhos e calibres.

Essa Organização Militar segue um rigoroso protocolo para recebimento e armazenamento do armamento, incluindo a sua inutilização por meio de uma prensa mecânica e a fundição do metal em siderúrgica local.

 

 

Fotos: Sargento Buchaim

Corrida do Dia do Soldado

Porto Alegre, RS - No dia 27 Agosto, na orla do rio Guaíba em Porto Alegre, a Base de Administração Apoio da 3ª RM realizou uma corrida de 5 km, comemorativa ao Dia do Soldado.

A largada, a chegada e a premiação ocorreram no anfiteatro Pôr do Sol. A corrida contou com a participação de diversas Organizações Militares do Exército e das Forças Auxiliares e com a equipe de corrida do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, que liderou na categoria até 21 anos.

EXPOEX 2018

Esteio, RS - Ocorreu no período de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, a Exposição Temática do Exército (EXPOEX).

EXPOEX é realizada anualmente durante a Semana do Soldado – período em que o Exército Brasileiro homenageia seu ilustre Patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, e tem por objetivo mostrar à comunidade, de forma interativa, as atividades desenvolvidas pela Força, bem como o que há de mais moderno acerca do Material de Emprego Militar utilizado pelos quartéis do Comando Militar do Sul.

A solenidade de abertura ocorreu às 10h do dia 25 de agosto, no local da Exposição. Foi presidida pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio MIOTTO e contou com a presença dos comandantes das Organizações Militares envolvidas na EXPOEX.

Passaram pelo Parque cerca de 370 mil visitantes que puderam contar com uma série de atrações gratuitas: passeio a cavalo, passeio de bote, passeio de viatura, pista de corda, demonstrações de Ordem Unida sem Comando e de Cães de Guerra, pista de Educação no Trânsito (montada pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul), concertos musicais das bandas de música do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, da Polícia do Exército e do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, atendimento médico-odontológico e exames clínicos laboratoriais.

Ao longo dos 9 dias da Exposição, os visitantes puderam, ainda, desfrutar da presença do Recrutinha, personagem do Exército, que animou e conquistou principalmente o público infantil.

Último desfile da 1ª Cia de Guardas de Porto Alegre

Porto Alegre, RS - Na manhã do último dia 7 de setembro, a 1ª Companhia de Guardas participou do seu último desfile cívico-militar em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil, na Av. Beira Rio.

Na cerimônia, com representações de todas as OMs da Guarnição Militar e proximidades, a SU destacou-se por sua Ordem Unida, com a maioria do efetivo constituído por Soldados do Efetivo Variável. Todo fuzil levava uma bandeirola representando cada Organização Militar do Comando Militar do Sul. À frente do dispositivo, estava a Seção de Cães de Guerra que abrilhantou o desfile.

Recadastramento no Programa Reserva pró-Ativa

O Programa Reserva pró-Ativa, tem o objetivo de criar um canal direto entre o Comandante do Exército e os Integrantes da "Nossa Reserva". Por esse meio serão enviadas notícias institucionais, comunicados do Comandante do EB, além de outras informações pertinentes ao dia a dia da Força Terrestre.

 

Nossa Reserva, caso não esteja inscrito no Programa, solicite seu cadastro clicando AQUI.

 

Caso queira entrar em contato conosco, envie um e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

  

O Programa Reserva pró-Ativa conta com a sua valorosa participação, enviando suas sugestões, reclamações, solicitações e dúvidas.

 

Respeitosamente,

 

Coordenação do Programa Reserva pró- Ativa.

Fim do conteúdo da página