Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

SFPC finaliza o ano com todas as operações previstas realizadas

Porto Alegre, RS - A Seção do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 3ª Região Militar (SSFPC/3), amparado pelo lema de “Servir, e servir cada vez melhor!”, e com o apoio da Brigada Militar, Policia Civil do RS, Secretaria de Fazenda do RS, Corpo de Bombeiros Militar, Policia Rodoviária Federal e Departamento Nacional de Produto Mineral realizou todas as operações previstas para o ano de 2018, fiscalizando 667 pontos preestabelecidos e alguns de oportunidade, reestruturou seu sistema de fiscalização, foram 54.625km rodados pelas equipes, realizaram 71 autuações e apreenderam armas, peças de armas, explosivos e outros acessórios.

O SSFPC/3 trabalha para que o crime não seja favorecido pelo descontrole de empresas e lojas que trabalham com material controlado.

Dentre as operações realizadas destacamos a Operação Vulcão que durante o ano realizou a destruição de aproximadamente 25.000 armas apreendidas e destinadas a destruição pela justiça.

ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES E TÉRMINO DE CHEFIA 8ª CSM

Porto Alegre, RS - No dia 4 de dezembro de 2018, foi realizada a solenidade de desativação da 8ª Circunscrição de Serviço Militar, Unidade Centenária responsável pelo recrutamento e mobilização de pessoal no Rio Grande do Sul, coordenando 13 Delegacias e 233 Juntas de Serviço Militar. O Exmo Sr Gen Div Marcio Velloso Guimarães, Comandante da 3ª Região Militar presidiu as cerimônias de inauguração do espaço em memória da OM, de encerramento das atividades e de término da Chefia do Cel Inf Ronaldo Sérgio de Vasconcelos Lins Junior, último chefe nomeado. Além do Gen Padilha, Assessor de Gestão do CMS, quatro antigos Chefes prestigiaram o evento. Os Coronéis Agamenon, Bandeira, Cherfên e Fernando.

Desativação da 1ª Cia de Guardas

Porto Alegre (RS) – No dia 30 de novembro de 2018, na 1ª Companhia de Guardas (1ª Cia Gd), ocorreu a solenidade de desativação da Organização Militar e o encerramento do comando do Maj Inf Cláudio Vinícius de Souza Alves.

Como parte da solenidade, foi realizada a inauguração do retrato, a entrega da bandeira-insígnia da organização militar pelo S Ten Calvalcanti, praça mais antiga da Subunidade, e a entrega do distintivo de Comando ao Comandante exonerado, pelo Comandante da 3ª RM.

O evento foi presidido pelo Gen Ex Geraldo Antonio Miotto, Comandante Militar do Sul, e contou com a presença do Gen Div Marcio Velloso Guimarães, Comandante da 3ª Região Militar e da Vereadora Monica Leal, Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; de antigos comandantes da 1ª Cia Gd; de comandantes de Organizações Militares das Guarnições de Porto Alegre; e de outras autoridades civis e militares; além de convidados e veteranos da 1ª Cia Gd.

Histórico da 1ª Companhia De Guardas

A 1ª Companhia de Guardas foi criada em 23 de fevereiro de 1915 com a denominação de 5ª Companhia de Estabelecimentos e em 18 de julho de 1919, passou a denominar-se 2ª Companhia de Estabelecimentos.

Em 12 de julho de 1932, em virtude das operações rebeldes que visavam desestabilizar o Governo Nacional, a Companhia foi transformada no Batalhão de Caçadores Porto Alegre.

Em 20 de setembro de 1932, o Batalhão embarcou em trens da Viação Férrea Do Rio Grande Do Sul, com destino a São Paulo, ao encontro do Exército do Sul, onde combateu os rebeldes até janeiro de 1933, quando retornou vitorioso da campanha em que foi empregado.

Em 31 de janeiro de 1933 foi dissolvido o Batalhão de Caçadores Porto Alegre e seus elementos foram designados para a 2ª Companhia de Estabelecimentos.

Em 1934, o então Presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº 24.287, ao prever a reorganização do Exército Brasileiro, determinou que fosse criada uma Companhia de Guardas no Território Nacional, entretanto, este decreto presidencial não especificou o local nem o efetivo desta nova Organização Militar.

Seguindo a determinação deste decreto presidencial, em 28 de fevereiro de 1935 instituiu-se a Companhia de Guardas na cidade de Porto Alegre-RS, com instalações situadas na Rua Vieira de Castro, nº 222, Bairro Bom Fim.

Finalmente, em 1º de julho de 1945, chegou à denominação atual: 1ª Companhia de Guardas.

Outra característica da 1ª Cia Gd é a Ordem Unida Sem Comando, atividade no qual a 1ª Cia Gd é pioneira, trata-se de evoluções especiais, com movimentos de ordem unida diferentes dos tradicionais.

Entre as diversas demonstrações de Ordem Unida Sem Comando, destaca-se a que foi realizada na AMAN em 1999 no Dia da Infantaria, onde cerca de 2000 cedentes contemplaram admirados, o elevado grau de disciplina, marcialidade e abnegação pertinente a esta tropa que, mais uma vez, projetava o seu nome em todo país.

A Subunidade manteve-se nas instalações do Bairro Bom Fim até o dia 15 de julho de 2002, quando passou a ocupar o complexo de instalações formado pelo 1º Centro de Telemática de Área (1ºCTA) e Companhia de Comando e Serviços do Colégio Militar de Porto Alegre, situado na Rua Veador Porto, nº 68, Bairro Santana.

Sempre visando enaltecer seu nome perante o Exército Brasileiro e a população brasileira, a então 1ª Cia Gd, participou de diversas missões como, por exemplo: Missão Ágata, Forcopas (copa do mundo de 2014) e Força de Pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, onde foi destacado um pelotão de Infantaria de Guardas, além dessas missões, a 1ª Cia Gd realizou diversas outras escoltas, entre elas destaca-se a Operação Acolhida, escolta dos cidadãos Venezuelanos, ocorrida este ano.

Como bem evidenciada ao longo de sua jornada, a 1ª Cia Gd, Subunidade de guardas pioneira da Força Terrestre Brasileira, teve sua denominação alterada algumas vezes. No entanto, seu espírito combatente e seu olhar altivo estiveram sempre presentes em seus integrantes.

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Porto Alegre, RS - No dia 25 de novembro, no Parque Moinhos de Vento, ocorreu evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. A atividade teve a participação da Policlínica Militar de Porto Alegre em conjunto com o Hospital Militar de Área de Porto Alegre.

Com a atuação de médicos, farmacêuticos e dentistas, foram realizados exames de glicemia, medição de pressão arterial, além de orientações médicas ao público que compareceu ao local.

 

 

NOVEMBRO AZUL

Porto Alegre, RS - O Comando da 3ª Região Militar com o apoio do Hospital Militar de Área de Porto Alegre realizou uma palestra sobre o câncer de próstata para os militares do seguimento masculino com mais de 40 anos, no dia 29 de novembro. Na oportunidade a Tenente Médica Urologista Carolina Silva apresentou as formas de tratamento e principalmente exaltou a necessidade do diagnóstico precoce, a fim de se evitar maiores problemas. A palestra é uma das atividades do Novembro Azul, mês destinado a conscientização da importância da prevenção.

Fim do conteúdo da página