Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ANIVERSÁRIO DA 3ª REGIÃO MILITAR

Porto Alegre, RS – O Comando da 3ª Região Militar (3ª RM), “Região Dom Diogo de Souza”, comemorou, no dia 11, seu 98º aniversário de criação. O Evento contou com a participação do General de Exército Leal Pujol, Comandante (Cmt) Militar do Sul, General de Divisão Valério Stumpf Trindade, Cmt da 3ª RM, Ernani Polo, Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Oficiais Generais da Reserva e Ativa e Antigos Comandantes da região.
O Cmt da 3ª RM resolveu, como forma de agradecimento, agraciar com o “Diploma de Amigo da 3ª Região Militar” às seguintes autoridades:
- Sr ERNANI POLO, Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul;
- Sr ANDRÉ LIONIR PETRY DA SILVA, Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul;
- Coronel ADRIANO KRUKOSKI FERREIRA, Comandante Corpo de Bombeiro Militar;
- Major ROMEU RODRIGUES DA CRUZ NETO, Comandante da Academia de Bombeiro Militar;
- Major EDUARDO CUNHA MICHEL, Adjunto da Seção de Inteligência da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul;
- Capitão ANTONIO CARLOS FERRAZ, Presidente da Associação GRAFONSOS;
- Sra SILVANA TOZZO RITTA, Coordenadora Estadual de Enfermagem do SAMU – RS;
- Sr MIGUEL SILVA DE SOUZA, Oficial de Inteligência – ABIN; e
- Sr PAULO ROBERTO PRETTO, Diretor da EPACOM Engenharia e Sistemas.
Ainda, como forma de agradecimento, o Cmt da 3ª RM resolveu agraciar o Sr Ricardo Moojen Nácul, Diretor Executivo - Anglo Vestibulares – RS e um dos maiores colecionadores de artigos militares do século XX, com a medalha comemorativa do Sesquicentenário do Conflito da Tríplice Aliança, o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul.
Finalizando as atividades foi realizada a reinauguração o oficial do prédio histórico, que já foi antiga sede do Quartel General, no terreno desapropriado à Estância de Dornelles, em 1773, ano em que Porto Alegre se tornou a capital da capitania. O edifício tem estilo eclético, com enorme valor arquitetônico e foi um marco da participação do Exército na evolução da capital gaúcha, há mais de cem anos. Com notável qualidade estética, plena de simbolismo e paredes que sustentam personalidades como Caxias, patrono do Exército e Deodoro da Fonseca, que proclamou a república, onde escreveram páginas cintilantes da história da pátria.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página